Refrigerado
Venda Controlada
Liraglutida é um medicamento antidiabético do grupo dos agonistas do GLP-1, que atua na liberação de insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pode ser associada ao tratamento da obesidade.
A liraglutida é um fármaco indicado para o tratamento de diabetes mellitus tipos 2 e controle de peso em adultos em quadros de obesidade. Sempre associado a dieta balanceada e rotina de exercícios físicos.
A liraglutida é uma substância ativa semelhante ao GLP-1, um hormônio natural liberado pelo intestino após as refeições.
Medicamentos com esse princípio ativo agem nos receptores cerebrais que controlam o apetite, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome.
Ao regularizar o apetite, o paciente reduz a ingestão de alimentos. Como consequência, o peso e as taxas glicêmicas se tornam mais equilibrados.
Liraglutida é uma injeção aplicada via subcutânea (sob a pele), preferencialmente na frente das coxas, no abdômen ou na parte superior do braço. Nunca injete em veias ou músculos.
A aplicação pode ser feita a qualquer hora do dia, com ou sem alimento. O medicamento deve ser administrado diariamente por volta do mesmo horário.
Siga as orientações da bula a respeito da aplicação e as indicações médicas referentes a dosagem, dieta e atividades físicas complementares ao tratamento.
Reações muito comuns (pode ocorrer em mais de 1 em 10 pacientes):
Reações comuns (pode ocorrer em até 1 em 10 pacientes):
Reações incomuns (pode ocorrer em até 1 em 100 pacientes):
Reações raras (pode ocorrer e, até 1 em 1.000 pacientes):
Pacientes com hipersensibilidade a liraglutida não devem tomá-la. Bem como pacientes com histórico familiar de câncer na glândula da tireoide ou síndrome de neoplasia endócrina.
A liraglutida estimula a liberação de insulina, diminui a produção de glucagon e retarda o esvaziamento gástrico. Sua aplicação é diária e por injeção subcutânea. Com uso prolongado, estima-se que a perda de peso corporal varia entre 5% e 8%.
Já a semaglutida tem efeitos similares, mas com mais intensidade e maior duração no organismo. Sua administração pode ser injetável (semanalmente) ou via oral (diariamente). A perda de peso corporal varia entre 10% e 15% mediante uso contínuo.
Conheça mais medicamentos como esse no site da Drogaria Venancio.
Referências:
Saxenda®. Novo Nordisk Farm. do Brasil LTDA. Disponível em: <https://bancodeimagens.venancio.com.br:7443/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/52714.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2025.
VIDA SAUDÁVEL. Liraglutida: entenda as indicações e os cuidados ao usar o medicamento. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/liraglutida-entenda-as-indicacoes-e-os-cuidados-ao-usar-o-medicamento/>. Acesso em: 1 jul. 2025.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA REGIONAL SÃO PAULO. Diabetes e obesidade: liraglutida, tirzepatida e semaglutida, qual é melhor? — Disponível em: <https://www.sbemsp.org.br/diabetes-e-obesidade-liraglutida-tirzepatida-e-semaglutida-qual-e-melhor/>. Acesso em: 1 jul. 2025.
PRÓ-VIDA. Semaglutida: como funciona o tratamento contra a obesidade. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Disponível em: <https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/semaglutida-como-funciona-o-tratamento-contra-a-obesidade>. Acesso em: 1 jul. 2025.