Tresiba Flextouch 100U/ml Novo Nordisk Solução Injetável 5 Carpules com 3ml Cada é uma insulina basal de ação ultralonga indicada para o tratamento de diabetes mellitus em adultos, adolescentes e crianças acima de 1 ano. Seu princípio ativo é a insulina degludeca, que atua na redução eficaz e constante dos níveis de glicose no sangue.
Este medicamento destaca-se por oferecer uma cobertura de ação prolongada superior a 42 horas com uma única aplicação diária, proporcionando maior flexibilidade de horário no dia a dia e reduzindo significativamente o risco de episódios de hipoglicemia, especialmente no período noturno.
Como Funciona?
O Tresiba (insulina degludeca) age formando multi-hexâmeros solúveis após a injeção sob a pele. Isso cria um depósito estável de insulina, que é liberado de forma lenta, contínua e gradual na corrente sanguínea, simulando a secreção de insulina basal do próprio corpo humano de maneira linear.
Suas principais indicações clínicas abrangem:
- Tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e crianças acima de 1 ano de idade (sempre associado a insulinas rápidas).
- Tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e crianças acima de 1 ano de idade (utilizado de forma isolada, com antidiabéticos orais ou associado a outras insulinas).
Como Usar?
O Tresiba deve ser administrado por via subcutânea, uma vez ao dia, em qualquer momento do dia. É recomendado manter preferencialmente o mesmo horário de aplicação. O local da injeção (coxa, abdômen ou braço) deve ser alternado a cada dose para prevenir reações e alterações na pele.
A aplicação independe da ingestão de alimentos. Em caso de dose esquecida, aplique o medicamento assim que perceber o esquecimento e continue o esquema diário regular, assegurando que exista um intervalo mínimo de 8 horas entre uma aplicação e outra. Nunca administre dose dupla para compensar o esquecimento.
Efeitos Colaterais e Precauções
O efeito adverso mais frequente associado ao uso do Tresiba é a hipoglicemia (açúcar baixo no sangue). Outras reações comuns englobam reações leves no local da injeção, como vermelhidão, dor ou pequenos hematomas. De forma incomum, pode ocorrer lipodistrofia se o local da injeção não for rotacionado.
O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia à insulina degludeca ou a qualquer excipiente da fórmula. Gestantes, lactantes, idosos e portadores de insuficiência renal ou hepática grave devem realizar monitoramento glicêmico frequente e ajuste de dose estrito sob supervisão médica direta.
Armazenamento e Conservação
Antes do primeiro uso, armazene os carpules na geladeira, sob temperatura entre 2 °C e 8 °C, longe do congelador. Não congele o produto.
Após o início do uso, ou quando carregados como reserva, os carpules de Tresiba podem ser mantidos sob refrigeração (2 °C a 8 °C) ou em temperatura ambiente de até 30 °C por no máximo 8 semanas (56 dias). Mantenha sempre a tampa do sistema de aplicação encaixada para proteger o conteúdo da luz direta.

