Shingrix é uma vacina recomendada para prevenir o Herpes Zóster em adultos com 50 anos ou mais, podendo também ser aplicada em adultos acima de 18 anos que possuam risco aumentado ao vírus.
A vacina ajuda o organismo a desenvolver uma proteção contra a Herpes zóster e complicações relacionadas ao vírus.
O herpes zóster pode se manifestar através do mesmo vírus que causa a catapora na infância. Isso acontece, porque este vírus pode permanecer latente no organismo por muitos anos.
Os primeiros sintomas do herpes zóster podem incluir sinais de formigamento, sensibilidade e dor em área específica da pele. Dor de cabeça, febre e mal-estar geral, também podem aparecer.
Após alguns dias, são observadas erupções cutâneas (bolhinhas de água) que ocorrem, geralmente, na área do tórax e abdômen, mas podem surgir em outras regiões do corpo também. Essas bolhas são lesões que contendo o vírus que causam dor aguda e fisgadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença surge de modo gradual e pode levar entre dois e quatro dias para se estabelecer.
Shingrix é administrado através de uma injeção de 0,5mL, geralmente aplicada no músculo do braço.
É importante saber que essa injeção só deve ser administrada por um profissional da saúde capacitado. Do contrário, pode trazer complicações.
A dose recomendada de Shingrix são de duas injeções com intervalo de 2 meses. Se necessário, a segunda dose poderá ser aplicada entre 2 e 6 meses após a primeira dose.
Seu médico irá informar quando deve tomar a segunda dose. Para garantir a proteção, apenas certifique-se de realizar o ciclo completo da vacinação.
Shingrix pode ser administrada se você já tiver sido vacinado com alguma vacina contra o herpes zóster. Fale com seu médico para obter mais informações.
Atenção: Apesar de ser o mesmo tipo de vírus, Shingrix não pode ser usada para prevenir a catapora.
Shingrix, assim como outros medicamentos, pode causar algumas reações indesejadas.
Após administração da vacina, podem ocorrer os seguintes efeitos colaterais:
Cefaleia;
Desconfortos estomacais e digestivos (incluindo náusea, vômito, diarreia e/ou dor de estômago);
Dores musculares (mialgia);
Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, cansaço, calafrios, febre.
Coceira no local da injeção (prurido), geralmente com sensação de mal-estar.
Gânglios inchados no pescoço, axila ou virilha;
Dores nas articulações.
Observação: A maioria desses efeitos colaterais são leves a moderados em intensidade e não são duradouros.
Em caso de reações ou efeitos colaterais agravados, consulte imediatamente um médico..
Caso apresente algum sintoma relacionado a infecção e febre, é possível que a vacina seja adiada. Converse com seu médico se apresentar quaisquer sintomas antes da administração de Shingrix.
Como em todas as vacinas, a Shingrix pode não proteger totalmente todas as pessoas vacinadas.
Com relação a outros medicamentos e Shingrix, informe ao seu médico se estiver fazendo uso de algum outro medicamento ou se tiver recebido outra(s) vacina(s) recentemente. Se Shingrix for administrada ao mesmo tempo em que outra vacina, um local de injeção diferente será usado para cada vacina.
Se você for diabético, informe ao seu médico. Shingrix contém açúcar em sua composição.
-Gravidez e lactação:
Se você está grávida ou amamentando, pensa que pode estar grávida ou está planejando ter um bebê, peça conselhos ao seu médico antes de receber a vacina.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Você pode comprar Shingrix com preço diferenciado no nosso site ou em uma de nossas lojas. Pelo programa Viver Mais, da GSK, são oferecidos descontos de laboratório para clientes cadastrados.
Cadastre-se agora e compre com o melhor preço na Drogaria Venancio.
Todas as vacinas oferecidas pela Venancio, possuem possibilidade de agendamento prévio e são aplicadas pelos nossos farmacêuticos em loja.
Realize seu agendamento através de um de nossos canais de atendimento ou pelo site.
A vacina Shingrix, quando administrada nas doses recomendadas de tratamento, tem duração de média de proteção de 10 anos.
Até o momento, o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza a vacina Shingrix e nem similar nos postos de saúde do governo.
O tratamento com vacina para proteção do herpes zóster somente é encontrado em redes privadas de vacinação.
Assim como outros tipos de herpes, o zóster pode ser contagioso e é transmitido através de contato direto com as lesões na pele da pessoa que está infectada.
A diferença principal entre o herpes zóster e outros tipos de herpes é o vírus causador. No caso do tipo zóster, a manifestação ocorre devido ao vírus Varicela- Zóster, o mesmo da catapora. Já os outros tipos de herpes são causados por outros tipos de vírus.
Outras diferenças são o modo de manifestações, alguns sintomas e tratamentos.
|Fontes de consulta:
|Bula oficial - GSK
|Site Herpes Zóster GSK
|Blog GSK - Recomendações da vacina
|Site A+ Saúde: Notícias
Como realizar seu agendamento
Você vai precisar do seu CPF, nome e e-mail
Faça seu cadastro e realize login
Escolha o tipo de vacina e loja disponível
Verifique os dias e horários disponíveis